Blogroll

24 de mai de 2017

TEATRO DE CONTÊINER MUNGUNZA

Nos meus girosporai fui conhecer a Cia. Mungunza, o Teatro de Contêiner, no centro de Sampa. Idealizado pelo ator Lucas Beda e pelo cenotécnico Pedro Augusto. Localizada bem ali no centro, próximo a estação da Luz. O teatro é formado por 10 contêineres marítimos e foi projetado pelos próprios integrantes do coletivo, com o cuidado de não agredir a paisagem arquitetônica do bairro. Dois têm as paredes de vidro que possibilitam que os atores e platéia vejam e possam ser vistos por quem esta passando por ali. Há também uma lanchonete, um escritório e um camarim. No mezzanino tem algumas mesinhas espalhadas para voce sentar, bater um papo, tomar uma cerva e olhar para a estação da luz. 
A proposta é de trazer para o centro, mais integração social através da cultura, com área de conveniência, shows, espetáculos de teatro, dança, palestras e oficinas. No passado um lugar meio abandonado, agora cresce uma chama de esperança para ocupar o centro.
A área externa conta com um playground criado com cerca de 100 tambores de aço. 
No fundo, o espaço tem uma pequena horta hidropônica feita pelos moradores da região. 
O projeto foi totalmente custeado pela Cia, com uma verba de R$ 250 mil.
Assisti ao espetáculo hysteria da Cia Lubi, vale a pena assistir! Há 2 sessões, uma durante o dia (15:00 hrs) e à noite (20:00 hrs), escolhi o dia para aproveitar a luz que compõe perfeitamente as cenas. 
Primeiramente você é recebido calorosamente pela cia que dá algumas instruções, e uma delas é separar homens de mulheres antes de entrar na sala de espetáculo. O espetáculo acontece num prédio recém abandonado ao lado do terreno da Cia. Na sala, 5 atrizes que começam a contracenar contando suas histórias como se estivessem em um hospício, a platéia feminina participa e interage com as atrizes, como se também estivessem fazendo parte daquele espetáculo, daquela hysteria.
A peça trata das relações sociais da mulher no século XIX e XX, mas traz a tona debates ainda muito atuais, como o papel da mulher na sociedade, seu ofuscamento, o machismo, relacionamentos e o sexo.

Seguem algumas fotos feitas por mim:













Nenhum comentário:

Postar um comentário