Blogroll

13 de set de 2016

MOBILIÁRIO NACIONAL - SERGIO RODRIGUES

Sergio Rodrigues foi um arquiteto e designer carioca, morreu em 2014. Ele transformou o design Brasileiro em design industrial, e com isto, ficou conhecido mundialmente.

O grande auge de sua carreira foi nos anos 50 e 60, quando trabalhou com design de móveis de acordo com o modernismo no Brasil, ele deu a identidade brasileira para seus projetos tanto nos desenhos, quanto nos materiais tradicionais, como couro, palhinha e madeira - exaltando a cultura brasileira e indígena.

Nosso mais reconhecido designer foi contemporâneo de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, isto quer dizer que, seu mobiliário foi utilizado em larga escala na construção da capital brasileira, Brasilia.

Sua peça mais famosa é a poltrona mole (na gringa conhecida como Sheriff) de 1957, feita em couro e madeira com inovações de encaixe e estofado que inspiram produtos até hoje. Atualmente, a poltrona Mole integra o acervo do Museu de Arte Moderna (Nova Iorque) (MoMA). 

A poltrona ainda é produzida pela LinBrasil  que se dedica exclusivamente à obra de Sergio Rodrigues e tem em seu portfólio 56 móveis.

“O móvel não é só a figura, a peça, não é só o material de que esta peça é composta, e sim alguma coisa que tem dentro dela. É o espírito da peça. É o espírito brasileiro. É o móvel brasileiro.” (Sérgio Rodrigues).

Eu tenho em minha wish list a POLTRONA MOLE, a POLTRONA DIZ e o BANCO MOCHO. Confira as fotos abaixo (extraídas do site Lin Brasil).

POLTRONA MOLE (SHERIFF)

POLTRONA DIZ

BANCO MOCHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário